Processos

Gostou? compartilhe!

A Atec, empresa referência em trefilação, possui um processo de produção baseado no domínio da tecnologia e know-how de suas equipes altamente qualificadas. Estas acompanham e controlam com eficácia, qualidade, confiabilidade e velocidade cada etapa da produção.

Conformação de Tubos

A conformação ou perfilação é o processo de transformação da fita em tubo. A fita passa por ferramentas formadoras e através de um cordão de solda longitudinal as duas laterais da fita são unidas gerando assim tubo em suas diversas formas. A Atec possui os processos de conformação em rolo e em barras de até 8 (seis) metros. Na Atec esse processo é utilizado para a fabricação de tubos soldados e microtubos de aço inoxidável no formato redondo.

Trefilação de Tubos

A Trefilação é uma das formas de obtenção ou alteração das propriedades mecânicas. Pode também ser chamada de material estirado a frio. Os produtos trefilados apresentam uma boa uniformidade de acabamento e dimensões com tolerâncias reduzidas podendo ser matéria prima para um novo processo. O processo de trefilação consiste em reduzir a área de um determinado material através de passes de trefila. Essas reduções são limitadas visto que cada material tem um limite máximo de encruamento pré-fixado através de um porcentual de redução de área transversal. Ao atingir esse limite de redução, a granulação do material está completamente compactada e endurecida, então o material é tratado termicamente para uma nova distribuição da granulação e coalescimento. Dependendo da matéria-prima utilizada e o produto final desejado, são necessários recozimentos intermediários e passes de trefila, antes da dimensão final. A Atec possui os processo de trefilação em rolo e em barras. Na Atec esse processo é utilizado nos metais: aço inoxidável, alumínio, cobre, latão e tomback.